Follow by Email

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Instalação de 'pista de skate futurista' para Bienal do Ibirapuera é suspensa

Abra de artista sul-coreana requer grande buraco no gramado do parque.
Conselho Gestor não aprovou e obra está parada.

A instalação de uma obra de arte que vai ser parte da 32ª Bienal de São Paulo, está dando a maior polêmica no Parque Ibirapuera. É uma grande escultura de concreto em forma de pista de skate que, pra ser acomodada, precisa de um buraco no gramado - que já foi cavado. Só que o Conselho Gestor do parque diz que não aprovou e, agora, a obra está parada.
A Bienal só começa em 10 de setembro, mas a futura instalação de um dos participantes já está causando no gramado próximo ao prédio. Foi aberto esta semana um buraco de três metros de profundidade por 14 de largura, com uma quantidade de terra e areia suficiente para encher 15 caminhões.
A ideia é construir uma pista côncava com drenagem, coberta de concreto. Ela será pintada com tinta fosforescente para brilhar a noite e terá uso livre para skatistas.
A obra artística que se chama arrogação é de autoria da artista sul-coreana Chu Yong Ei.
Obra de artista sul-coreana prevê uma pista de skate pintada com tinta fosforecente (Foto: TV Globo/Reprodução)
Obra de artista sul-coreana prevê uma pista de skate pintada com tinta fosforecente (Foto: TV Globo/Reprodução)
Ela é conhecida por criar trabalhos minimalistas mas de grande impacto visual. Obras semelhantes já foram expostas na França e na Inglaterra.
Mas o buraco nesse momento está mais para polêmica do que para arte.  As secretarias municipais do verde autorizaram a obra por ser uma instalação temporária. Mas o conselho gestor do parque disse que não foi consultado oficialmente sobre o assunto. Na noite desta quinta-feira (30) o departamento de parque de São Paulo pediu que a obra fosse interrompida
No documento em que autoriza a instalação da obra, o Departamento de Patrimônio Histórico diz que a aprovação só terá validade depois de passar pelo Conselho Gestor do parque e pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A Prefeitura da Capital diz que a obra vai ficar suspensa até a análise do Conselho Gestor do parque, o que deve ser feito na semana que vem. A Prefeitura reforça que a instalação é temporária e que foi aprovada por três órgãos de gestão do patrimônio da capital.

fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/07/instalacao-de-pista-de-skate-futurista-para-bienal-do-ibirapuera-e-suspensa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário