segunda-feira, 20 de julho de 2015

Parque Ibirapuera vai passar por reforma e terá área ampliada


Principal mudança ocorre na área no entorno da Oca e o auditório.
Obra deve custar cerca de R$ 600 mil, segundo secretário da Cultura.

O Parque do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, vai passar por uma reforma e sofrerá algumas modificações, especialmente na área que fica em volta da Oca e do auditório.
A área de circulação dos carros e do estacionamento também em volta dos dois prédios também vai mudar.
Uma modificação próxima à Avenida Pedro Álvares Cabral já está pronta. Os 150 metros de grades que contornavam o estacionamento da Oca foram deslocados para a calçada. Com isso a área verde que ficava do lado de fora, agora faz parte do parque o que dá o equivalente a meio campo de futebol a mais para o Ibirapuera.
A principal mudança vai acontecer entre o prédio da Oca que é de 1954 e o do auditório, que é de 2005. Hoje para andar entre os pontos o pedestre tem que passar pelo asfalto ao lado dos carros.
Com a reforma, será feita uma via de pedestres com piso tátil para cegos, ligando um prédio ao outro em linha reta.
O estacionamento será remodelado com vagas para deficientes mais próximas dos dois prédios. E os táxis poderão fazer o embarque e desembarque onde hoje só existe uma saída de veículos.
“Isso deve custar por volta de 600 mil reais, mas isso esta sendo pago na verdade com uma contrapartida pelo uso da Oca por um expositor”, disse o secretário municipal de Cultura Nabil Bonduki.
Um painel de 1954 no subsolo da Oca, feito para a inauguração do prédio, também será restaurado. Ele foi coberto há 15 anos por uma parede falsa quando montaram uma exposição dos 500 anos do Brasil.Quando o restauro começar o público poderá acompanhar por uma vitrine.
“É um trabalho precioso, de especialistas, ate pessoas de fora do brasil vem pra acompanhar, a gente tem uma solução de altíssima qualidade pra restaurar este painel”, disse Afonso Luz, diretor do Museu da Cidade.
Quando estiver pronto, o painel misterioso a companhia de outros quatro feitos sobre madeira para a mostra de inauguração da Oca, entre eles uma pintura de Tarsila do Amaral e outra de Di Cavalcanti.
Os especialistas querem terminar a restauração do painel da Oca até o aniversário de São Paulo, no dia 25 de janeiro de 2016.

fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/07/parque-do-ibirapuera-vai-passar-por-reforma-e-tera-area-ampliada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário