sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Parque Ibirapuera recebe a primeira edição do "Sarau da Madrugada"


Encontros serão realizados em todas as madrugadas de sábado para domingo no mês de setembro, com apresentações de saraus e batalhas poéticas

SÃO PAULO - O Mês da Cultura Independente (MCI), evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, chega a sua oitava edição e destaca uma programação, composta por diferentes manifestações culturais que objetivam valorizar e promover as novas experiências culturais, a criatividade e a inovação. As atividades começam neste sábado (6) e uma das primeiras atrações é a primeira edição do Sarau da Madrugada, que recebe batalha poética dos coletivos ZAP e Slan da Guilhermina, com show de encerramento da Emblues Band.

Até o fim de setembro em todas as madrugadas de sábado para domingo do Parque Ibirapuera, das 0h às 5h, haverá apresentações de saraus e batalhas poéticas, com participação de diversos coletivos. Confira os coletivos participantes:

- ZAP e Slam da Guilhermina + Emblues Band

O ZAP - Zona Autônoma da Palavra que ocorre no Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e o Slam da Guilhermina que acontece ao lado do Metrô Guilhermina-Esperança, promovem espaços dedicados à poesia falada, agora livre, festa no tempo onde a diversidade é convidada de honra e a celebração da palavra é o principal objetivo. O evento literário tem como proposta reunir poetas, M.C's e público para experimentar a palavra de uma forma lúdica, com recitais e batalhas poéticas.  Quando: 06/09, às 23h59 ZAP e Slam da Guilhermina e à 2h30 Emblues Band

- Sarau da Cooperifa + Exibição de Filme

O Sarau da Cooperifa, que ocorre semanalmente no Bar do Zé Batidão, na zona sul da cidade, tradicionalmente lota durante as noites de quarta-feira, mas Sérgio Vaz, poeta fundador e idealizador do Sarau sempre ressalta que "a Cooperifa não é um lugar, e sim um sentimento", por isso também está presente em escolas, centros culturais e espaços públicos. Além dos poetas e do público deste quilombo cultural que sempre promovem um encontro forte entre as pessoas e a poesia, a Cooperifa é quando a poesia desce do pedestal e beija os pés da comunidade, e por isto seu chamado de "povo lindo, povo inteligente" é sempre respondido.

O evento é pioneiro na disseminação da poesia que nasce nas periferias e tornou-se referência para diversas iniciativas que surgiram posteriormente. Quando: 13/09, às  23h59,  Sarau da Cooperiferia e às 2h30, Sessão de filme Curtas Vai.

- Elo da Corrente + Jam Dança Improvisação

A iniciativa coletiva literária Elo da Corrente, está localizada no bairro de Pirituba. O sarau, realizado no bar do Santista, é um espaço de encontro da comunidade em torno da literatura, fomentando a produção de conhecimento oral e escrito. Desse encontro desdobram-se outras atividades, como a manutenção de uma biblioteca comunitária, um blog e uma editora independente, a Elo da Corrente Edições, que publica obras dos artistas locais.

Tem como objetivo construir, de forma participativa, referências positivas sobre o bairro, abrindo um espaço de livre expressão, produção cultural e registro dessa produção. O eixo de atuação do coletivo é a produção, fomento e difusão da cultura de periferia, nordestina e afro-brasileira.  Quando: 20/09, às  23h59 Sarau Elo da Corrente e às 2h30, Jam Dança Improvisação.

- Sarau do Binho + Circo Incandescente

Referência de expressão cultural e conscientização política na região do Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo, o Sarau do Binho promove uma reunião de poetas, cantores e músicos. O sarau tem como proposta o compartilhamento e o diálogo da arte, poesia e rimas livres. Autores com obras publicadas dialogam no mesmo espaço com autores iniciantes e o público presente, que pode participar e mostrar sua produção. Quando: 27/09, às 23h59, Sarau do Binho e às 2h30 Noite de Compositores.

Todas as apresentações serão realizadas no Parque do Ibirapuera com entrada franca.

fonte: http://www.dci.com.br/cultura/parque-ibirapuera-recebe-a-primeira-edicao-do-sarau-da-madrugada-id413706.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário