terça-feira, 17 de junho de 2014

Civilização pré-colombiana celebrada em exposição no Parque Ibirapuera, em São Paulo


Mayas: Revelação de Um Tempo Sem Fim reúne, pela primeira vez, mais de 380 objetos.

O Museu da Cidade - Oca, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, exibe, desde a última terça-feira (10) a exposição Mayas: Revelação de Um Tempo Sem Fim que reúne pela primeira vez, mais de 380 objetos e celebra a civilização pré-colombiana que fascina gerações até os dias atuais. As obras estavam no Palácio Nacional, na Cidade do México. Um dos principais itens da mostra é o trono do Templo 21 de Palenque, descoberto em 2002.

A civilização maia destacou-se cientificamente em diversas áreas, como a astronomia e a matemática. Até pouco tempo seu rebuscado sistema de escrita era um mistério. Sua decifração ampliou de forma significativa o conhecimento das suas descobertas e despertou múltiplos interesses em diversos segmentos.

Ao entrar na área de exposição, o visitante encontra uma seção introdutória, que traz uma visão da área geográfica e dos grupos maias, reunindo cerca de 30 etnias, cada uma com língua e expressividade próprias. “Uma linha do tempo, com informações sobre os períodos cronológicos desde a época pré-hispânica até a atualidade, passa pelo período colonial e pelo século 19”, informa a secretaria por meio de nota.

No subsolo as obras ocupam uma área de 3 mil metros quadrados, com oito eixos temáticos que abordam a diversidade dessa cultura em detalhe, como a relação com a natureza, a vida em comunidade, o centro das cidades, a relação com o tempo e a astronomia, as forças sagradas e os ritos funerários.

“É um privilégio da cidade de São Paulo receber esta exposição. É resultado de um esforço do governo municipal e da Secretaria de Cultura em fortalecer os vínculos da cidade com o resto do mundo e, particularmente, com as cidades da América Latina”, disse o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira.

A curadoria é de Mercedes de la Garza e de sua equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História no México, em colaboração com o Conselho Nacional para a Cultura e as Artes. Após sua permanência no Brasil, a mostra segue para o Quai Branly - Museu das Artes e Civilizações da África, Ásia, Oceania e das Américas, em Paris (França).

Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2014/06/14/internas_viver,510326/civilizacao-pre-colombiana-celebrada-em-exposicao-no-parque-ibirapuera-em-sao-paulo.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário